Escola Dominical

Escola Dominical

A Escola Dominical, devidamente a funcionar, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, a estudar a Palavra do Senhor na casa do Senhor”.

 

A Escola Dominical é um departamento da Igreja Evangélica do Alto do Moinho, (IEAM) cujo objetivo básico é alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade.

Jesus, o Mestre, deixou um legado tanto para mestres (professores), como profetas, apóstolos, pastores, evangelistas:

Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.” Mt 28.18-20

Esta missão em termos de globalidade, compreensão e extensão, repetiu-a várias vezes usando a palavra ‘toda’:

  • Toda a autoridade – o corpo recebeu a autoridade de Cristo para a missão que temos em frente.
  • Todas as nações – a missão engloba todos; todas as raças, línguas, culturas, bairros, etnias… não faremos exceção de pessoas. Todos pecaram, todos precisam de Jesus; todos precisam ser ensinados, todos precisam receber; por isso precisamos de Mestres.

À luz da Palavra e dos ensinamentos bíblicos, a Escola Dominical, tem como pressupostos os seguintes princípios:

– (I) Aperfeiçoamento: Aperfeiçoar os conhecimentos de Deus à luz de bons princípios de pedagogia bíblica;

– (II) Obra do ministério e edificação do corpo: Semear as bases da fé na vida dos alunos; contribuindo para o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja. Os mestres têm um papel importante. Obra e edificação: Projeto de construção de vidas.

– (III) Chegar à unidade da fé: Os mestres não são uma classe de intocáveis, nem tão pouco os profetas ou apóstolos. Só há uma cabeça no Corpo, e essa é Cristo. O ensino ministrado nas classes dominicais deve estabelecer pontes com outras atividades da igreja.

– (IV) Pleno conhecimento de Cristo: O mestre é um reflexo de Cristo, um exemplo de vida Cristã. É aquele que conhece Jesus, a sua vida e os seus ensinamentos isso vai transmitir/ensinar, ou seja dar o que recebeu.

– (V) Homem Feito, Medida da Estatura de Cristo: Este é o mecanismo de avaliação como professores, ou seja professores e alunos a progredir para chegar à semelhança de Cristo. O padrão é este, o patamar, a meta, o objetivo, o alvo e a medida.

 

A Escola Dominical é uma ‘oficina’ de santos. Ensina os seus ouvintes a instruírem-se na santidade e no conhecimento até que venham a ficar em todas as coisas semelhantes ao Senhor Jesus.