Ensino

Ensino

Tendo como pressuposto principal a necessidade do ensino bíblico, a Igreja tem a enorme responsabilidade de salvaguardar a verdadeira e original doutrina bíblica que se acha nas Escrituras, transmiti-la aos fiéis e defende-la com mansidão, temor e boa consciência (1Ped 3.15,16).

A Escola Dominical e a pregação da Palavra de Deus com periodicidade semanal são áreas que sustêm o ensinamento bíblico de qualquer congregação.

No entanto e na procura de crescimento espiritual mais sustentável, a Igreja Evangélica do Alto do Moinho (IEAM) tem-se envolvido no ensino com outras igrejas e estimulado várias instituições bíblicas, nomeadamente, o Instituto Bíblico Português (IBP) entidade promotora de aprendizagem bíblica, a dinamizar módulos temáticos, para promoção e desenvolvimento do conhecimento da Palavra de Deus. Desta forma, tem sido uma preocupação da liderança da IEAM, providenciar ensino adequado a todos aqueles que pretendem desenvolver mais e melhor as suas competências na interpretação e aplicação das Sagradas Escrituras.

Destacamos entre outras, o “Seja um obreiro aprovado” baseado no livro de Mateus, mas que engloba ainda o estudo dos restantes evangelhos, Marcos, Lucas e João, bem como o livro de Atos. O curso tem uma duração de três semestres e recebe o apoio pedagógico de vários professores do IBP, incluindo os pastores da Igreja, estando a funcionar este ano letivo 2014/2015 uma turma na IEAM e uma outra em articulação com a Igreja da Ação Bíblica de Sesimbra nas instalações da missão da IEAM no lugar de Azóia.

Outra opção é o inovador curso ITBA – Interpretação e Teologia Bíblica Aplicada, baseado na carta de Paulo aos Romanos. O curso contém uma parte Interpretativa e Teológica, mas também uma vertente muito prática do estudo bíblico desenvolvido.

O Ensino constitui parte integral da missão que Deus tem dado à Sua Igreja em todo um mundo, atestada por Jesus em Mateus 28:18-20.

Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.